No meio dos 2.000 títulos que estão sendo lançados pelas editoras nesta 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, pelo menos um dá destaque aos candidatos a escritores. No próximo dia 25, último dia do evento, a editora Scortecci vai lançar "Livre Pensador", publicação que reúne poesias, crônicas e contos de 117 escritores estreantes sobre diversos assuntos.
A publicação, dividida em dois volumes será distribuída para críticos, escritores, jornalistas e bibliotecários. A intenção é fazer com que formadores de opinião tenham acesso aos textos e descubram possíveis talentos.
Segundo João Scortecci, 48, diretor-presidente da editora, a ideia é apresentar novos nomes ao mercado literário. "O mercado de autores internacionais está cada vez mais difícil e caro e os autores nacionais com textos apurados são poucos e a maioria já tem contrato com grandes editoras", diz.
A editora pretende dar continuidade ao projeto nas próximas feiras e para a próxima Bienal do Rio, que acontece no ano que vem, a ideia é lançar uma coletânea com 100 autores e já possuir em seu catálogo escritores que tenham surgido a partir dessa iniciativa. "Se a gente conseguir colocar dois ou três no mercado editorial já é uma grande vitória", diz Scortecci.
Faz parte da estratégia da editora a distribuição de uma cartilha para dar dicas aos que pretendem ingressar no mundo da literatura. Batizada de "José Versino Prosa em: Minha Vida de Escritor", a cartilha tem formato de história em quadrinhos e mostra a trajetória de um autor desconhecido que sai em busca de uma editora para ver sua obra publicada.
A Bienal do Livro de São Paulo acontece no Centro de Exposições Imigrantes (km 1,5 da rodovia dos Imigrantes) e vai até o próximo dia 25, das 10h às 22h.
Folha Online
Carla Nascimento
20/04/2004