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JAMES JOYCE, LITTLE REVIEW E O FLUXO DE CONSCIÊNCIA

O poeta, contista e romancista irlandês James Joyce (James Augustine Aloysius Joyce, 1882 – 1941) viveu boa parte de sua vida “expatriado”. Morou em Paris e Zurique. É considerado um dos mais eminentes poetas do imagismo, movimento literário da poesia anglo-americana que favorecia a precisão das imagens e uma linguagem clara e objetiva e um dos maiores escritores do século XX, tendo utilizado recursos narrativos inovadores para a época, como o fluxo de consciência, técnica literária, em que se procura transcrever o complexo processo de pensamento de um personagem, com o raciocínio lógico entremeado com impressões pessoais momentâneas e exibindo os processos de associação de ideias. Suas obras mais conhecidas são: Gente de Dublin (Dublinenses) (1914), Retrato do artista quando jovem (1916) e Ulisses (1922). James Joyce faz parte da lista de escritores censurados e perseguidos da história. Quando publicou o livro de contos Dublinenses, numa edição de mil exemplares, o impressor John Falconer, radicado em Dublin, queimou 999 cópias, porque lhe pareceu que a obra não tinha uma “linguagem apropriada”. Um dos romances mais polêmicos e influentes do século XX é exatamente Ulisses, de Joyce. Quando da publicação de um trecho do romance na revista literária Little Review, Nora Barnacle (1884 – 1951), sua esposa, repeliu o texto com “nojo”. Carteiros do correio americano queimaram exemplares da revista Little Review para manifestar sua repulsa à obra. Em 1921, a Sociedade para o Combate ao Vício, de Nova York, processou os diretores da revista que foram condenados a pagar 50 dólares de multa e impedidos de publicar outros capítulos do livro. Joyce – por diversas vezes – encontrou dificuldades para publicar Ulisses, nos Estados Unidos da América do Norte. A famosa livraria parisiense Shakespeare and Company, de propriedade da também editora Sylvia Beach (Nancy Woodbridge Beach, 1887 – 1962), publicou-o em 1922. Uma edição inglesa publicada no mesmo ano, pela ativista política e editora dessa revista, Harriet Shaw Weaver (1876 – 1961), encontrou censura das autoridades estadunidenses, e as 500 cópias enviadas àquele país foram confiscadas e destruídas. Em 1923, o poeta modernista e editor inglês John Rodker (1894 – 1955) imprimiu uma tiragem extra de 500 exemplares, destinada a substituir as cópias destruídas, mas esses exemplares foram queimados pela alfândega inglesa. Ulisses permaneceu proibido nos Estados Unidos até 1933. Embora Joyce tenha vivido fora de sua terra natal durante a maior parte da vida adulta, a identidade irlandesa foi essencial para sua obra. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin. Escreveu: "Sempre escrevo sobre Dublin, porque se eu puder chegar ao coração de Dublin, posso chegar ao coração de todas as cidades do mundo.” Em 1940, doente, quase cego e com a chegada da Segunda Guerra Mundial, teve de deixar Paris e, por fim, voltou à Zurique. Morreu no ano seguinte, em 1941, aos 59 anos de idade, de úlcera duodenal perfurada e peritonite generalizada. Está enterrado em Zurique, no Cemitério Fluntern, junto a sua esposa, Nora Barnacle.

João Scortecci